1. Criação e Pesquisa artística


Iniciei em 1995 o meu percurso de criação artística como actriz de Teatro e a partir de 2000, data de ingresso no Mestrado em Performance (practice as research), passei a interessar-me pela criação e pesquisa no Teatro Físico, Performance contemporânea e Live/Body Art.

Desde então, desenvolvo criação interdisciplinar independente, como solista ou em colaboração, nomeadamente pela via do devising work, tendo como referências principais a fisicalidade, o corpo/mente*, o espaço/ tempo e a relação com o público participante.

Assim sendo, o meu interesse pela investigação artística prática/ teórica passa a centrar-se sobretudo em duas zonas e na procura das suas intersecções e cruzamentos:

- O trabalho de corpo/mente(*)  no "aqui e agora", ou seja, a pesquisa da fisicalidade e dos aspectos orgânicos do movimento que permitam desenvolver capacidades intuitivas, criativas e emotivas e que potenciem desvendar um terreno ´escondido` nos nossos corpos, gerador de conhecimento, imaginação e transformação individual/ social. Este trabalho inspira-se em algumas técnicas e práticas como sendo o Butoh (“you are not dancing, you are danced”), Yoga/ Meditação e outras artes orientais, contacto-improvisação e técnicas somáticas, entre outras.

- Exploração do conceito/ prática ´performance documentário` (documentário em acção), até agora em formato de instalação/ performance, entendida como ´live-art statements` artístico-político-sociais que abordam questões de direitos humanos e da vida (**).

Em qualquer da zonas, procurar fazer interagir/ cruzar interfaces físicos, conceptuais, digitais.

(*) Corpo aqui entendido em sentido integral - físico, intelectual, emotivo, espiritual e aural.

Nos últimos anos (de 2012 em diante) tenho continuado o trabalho ao nível da pesquisa de corpo e movimento somático, sendo que o trabalho de criação tem estado em pousio. E tenho vindo a desenvolver um interesse especial por leituras performativas (nomeadamente sobre temáticas de activismo ecológico e social) e por site specifics em ambiente natural.

///\\\   ///\\\


Zonas de maior interesse

Performance Art, Live / Body Art, Site-Specific, Butoh, Yoga e Artes Orientais/ Marciais, Dança e Movimento, Técnicas Somáticas, Teatro Físico, Vídeo Arte, Cinema, Artes Plásticas/ Visuais, Land Art, Arte Ambiental, New Media, Arte&Ciência;
e
Ecologia Integral, Sustentabilidade, Transição, Cooperativas e Cooperação, Economia Social e Solidária, Género, Sociologia, Psicologia, Filosofia, Antropologia, Ciências Cognitivas, Neurociência, Espaço Público, TIC.

Temáticas de maior interesse (**)
questões de direitos humanos e da vida, com destaque para problemáticas de descriminação social, género e identidade; sexualidade e tabus; ´ re` – humanização` da essência humana; tempo/ espaço; ecologia integral; transição; sustentabilidade; movimentos cooperativos; doenças psicosomáticas.




 
ver +
> 1.1. projectos Performance/ Teatro físico
> 1.2 . projectos Teatro - actriz intérprete ou co-criadora
> 4. Formação - formal, não formal, informal
> corpodiem mov



Sem comentários:

Enviar um comentário