1.2 . projectos Teatro - Actriz intérprete ou co-criadora


Projectos de teatro em que colaborei  dese 2015, enquanto actriz intérprete ou co-criadora e trabalhos de locução e voz.
Actualmente, enquanto actriz tenho interesse em textos de autores contemporâneos e surrealistas, leituras interpretadas ou encenadas e projectos nas áreas do cinema e vídeo.


ACTRIZ EM TEATRO (Intérprete ou Co-criadora)

2010
. Mátria ou Amor-te, actriz convidada, exercício do Mestrado de Encenação/ Teatro da ESTC, Lx.

2006-07 e 1999
. A Próxima..., co-criação, adaptação do romance “Entrez et fermez la porte” de Raphaele Billetdoux, produção independente/ Teatro Art`Imagem (no inicio).
Apresentações em 7 teatros municipais; espaço Bacalhoeiro, Bar B. Leza, Lisboa; “Fazer a Festa” – Festival Internacional de Teatro, Bar Aniki-Bobo, Porto; Festival Português de Teatro em França, cidades de Paris, Pau e Estrasburgo.

 Vitória, em "A Próxima"
 
“ironia e emoção são a pedra-de-toque de "A Próxima". O Comércio do Porto

"....prometendo apelar directamente à sensibilidade dos espectadores, mas também ao seu humor e, calhando, à própria introspecção que certos silêncios têm o condão de despertar.” Jornal O Público
 
Edite, em "A Próxima" 
 
 2005-06
 . Mystério, autoria e encenação de Karas, Ninho de Víboras - Associação Cultural.Apresentações na 9ª Mostra de Teatro de Almada e no Auditório Municipal Carlos Paredes, Benfica.

Elvira, em "Mystério"


2003

. Cristo, autoria e encenação Paulo Mendes, Companhia Teatro Almada.
Apresentações no teatro Municipal de Almada.

   

Rosana, uma das 3 irmãs em "Cristo"

1999 (1997 a 1999 - actriz residente no Teatro Art`Imagem)
. Português, Guapo y Matador, de Manuel Jorge Marmelo, encenação de José Maria Abreu, TAI.
Apresentações no Auditório Nacional Carlos Alberto, Porto.
"... leve, irónicamnte cativante e tracejado com humor". Jornal de Notícias
 
Nadja, em "Português, Guapo y Matador"

1998

. Leituras dramatizadas de contos para crianças, co-criação, com textos de Oscar Wilde, Chris Anderson e Sophia de Mello Breyner, TAI.
Apresentações em Bibliotecas do Porto e Matosinhos.

. Figurante em Pétalas de Malmequer, de António Botto, encenação de José Gonçalinho, TAI.
Apresentações na Cooperativa do Povo Portuense.

. As Aventuras de D. Quixote, teatro de rua, criação colectiva sob orientação de José Leitão, TAI.
Apresentações no IV Festival Cómico da Maia, Fórum da Maia, Porto.
várias personagens, em "As Aventuras de D. Quixote" 

. Leitura de poesia dramatizada em homenagem a Frederico Garcia Lorca, co-criação, TAI.
Apresentações no Fórum de Matosinhos, Porto.

. Água Negra - Ministros da Noite, baseada no livro “Ministros da Noite” de Ana Barradas, encenação de Carlos Curto, TAI.
Apresentações no A.N. Carlos Alberto, Porto e festivais Norte/Sul do país.

"Este trabalho não é para fazer a digestão depois de jantar." Diário de Notícias

"...este espectáculo percorre segmentos da nossa história encobertos, voluntáriamente esquecidos ou enterrados, num registo de exposição contida e longe dos habituais manifestos panfletários qu o tema habitualmente cai." JN
Mátria, em "A Água Negra"

 
. A Queima de Judas, teatro de rua, encenação de José Carretas, co-produção entre Teatro Só, Teatro Bruto, TAI.
Apresentação nas ruas do Porto.

. Dom Perlimplim com Belisa no seu Jardim, de Federico Garcia Lorca, encenação de Roberto Merino, TAI.
Apresentações no Teatro - Estúdio Latino, Porto.
Marcolfa, em "D. Perlimplim com Belisa no seu Jardim"

 
1997
. Leitura de poesia dramatizada em homenagem a Sophia de Mello Breyner, co-criação, TAI.
Apresentação na Fundação Calouste Gulbenkian, Paris.


. Memória de Giz, de Agustina Bessa Luís, encenação de José Caldas, TAI.
Apresentações na Casa das Artes, Porto e vários festivais no Norte do país.
 
Considerado um dos melhores ´espectáculos descentralização` de 1997. Jornal  A Capital

"... um trabalho de grande qualidade, tanto estética como puramente teatral (...) conta com uma representação ritmada e com soluções cénicas de excelente efeito". Jornal de Notícias

"... um espectáculo memorável e absolutamente imperdível". Revista Hei


. Deuses como nós, de Ricardo Moreira, teatro de rua, co-encenação de Pedro Carvalho e José Leitão, TAI.
Apresentações nas ruas de Santa Maria da Feira e Festa do Avante, Seixal.
várias personagens, em "Deuses como nós"

. Estive quase morto no deserto, teatro de rua, encenação de José Leitão, TAI.
Apresentações nas freguesias de Vila do Conde, Miragaia e Seixal.
         
               várias personagens, em "Estive quase morto no deserto"             


. Oriana, baseada no conto “A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner, encenação de José Leitão, TAI.
Apresentações na Sala - Estúdio Latino, Porto; Festival de Teatro Português em França, cidades de Paris, Pau e Bourges; Centro Cultural de Belém, Lisboa; e festivais no Norte e Sul do país.
várias personagens, em "Oriana"

1995-96
. A Casa de Bernarda Alba, de Frederico Garcia Lorca, encenação de Yolanda Alves, Companhia As Calendas, Almada.
Apresentações no TM Almada; TM Funchal; Teatro da Trindade, Lisboa; e Auditório do Seixal.
Amélia, em "A casa de Bernarda Alba"



PROJECTOS DE INTERPRETAÇÃO DE VOZ/ LOCUÇÃO

2020    
. Olhamo-nos nos olhos
, poema de José Luís Peixoto, voz & imagem de vitória H, música de Sam Smith. online – Surba/ França.

2008-09  
Grandes expectativas, participação voz/ off, criação performance/ teatral de Inês d` Almey e Pedro Antunes. 
 
2008-09
. Post it Macau-Lisboa, participação vocal/ imagem, criação multimédia/ guitarra portuguesa de João Lima. clique p/ ver + vídeos/ voz-imagem.

2006
. Locução em Documentário sobre os “10 anos da Mostra de Teatro de Almada”. Apresentação durante a X Mostra de Teatro de Almada.

2005
. Voz do Spot rádio (c/ Karas) da peça “Os Saltimbancos”, do Teatro Extremo, Almada.
 
2001     
. Acaso (s)
, 5 min e Brancus, 3 min, vídeo, co-realização e interpretação, Goldsmiths College - Londres.